greve dos caminhoneiros

Combustíveis chegam à região, mas lixo se acumula nas ruas


Foto: Marcelo Marques (Divulgação)
Fila nos postos de Caçapava do Sul para abastecimento devido à greve dos caminhoneiros

O abastecimento de combustível começou a ser normalizado hoje nos maiores municípios da região. Pela manhã, motoristas começaram a formar filas nos postos à procura de gasolina, etanol e óleo diesel, que haviam acabado no começo da semana. Com isso, as prefeituras esperam retomar o recolhimento de lixo, que em algumas cidades já se acumula nas ruas. No começo da noite, foi anunciado o fim dos bloqueios das estradas da região, o que deve garantir o reabastecimento também de alimentos. 

:: Leia todas as notícias sobre a greve dos caminhoneiros ::

Em Santiago, a Brigada Militar e o Exército escoltaram os caminhões que levaram combustíveis para o município. Os produtos vieram de Ijuí, na Região das Missões. Também houve escolta para que um caminhão da prefeitura pudesse ir buscar ração para os animais, pois o produto já estava em falta em Santiago.

Os combustíveis também chegaram aos postos de São Sepé, Caçapava do Sul e São Pedro do Sul. Longas filas se formaram para abastecimento. Mesmo com a chega de diesel, a prefeitura de São Gabriel informa que não haverá recolhimento de lixo neste feriado.

A situação é mais grave em Rosário do Sul, onde o lixo já começa a se acumular nas ruas devido à falta de recolhimento. Trabalhadores da Comaq, empresa que realiza a coleta do lixo doméstico no município, estão realizando a limpeza ao redor dos contêineres, tonéis e lixeiras, para tentar diminuir os transtornos.

Protestos começam a ser desmobilizados em pelo menos 14 cidades da Região Central

Os resíduos serão levados para Santa Maria assim que o transporte for possível. A prefeitura, que decretou situação de calamidade pública, pede aos moradores que evitem colocar o lixo na rua. Já em São Francisco de Assis, a administração municipal informou que a coleta de lixo está sendo normalizada, e segue com o cronograma normal. Já o transporte público segue suspenso até a normalização do abastecimento.

GÁS E ALIMENTOS
A falta de combustível não é o principal problema enfrentado pela prefeitura de São Sepé para manter serviços à população. O desafio é conseguir abastecer creches e escolas da rede pública com gás de cozinha e alimentos.

As aulas da rede municipal foram oficialmente suspensas pelo menos até a próxima quarta-feira. A medida vale para escolas e creches. A prefeitura tentaria mobilizar empresas para poder articular escoltas de cargas de gás de cozinha até a cidade. Com o fim dos bloqueios, a tendência é que isso não seja necessário.

Região Central deve receber 28 caminhões de gasolina nesta quarta-feira

AULAS
As aulas nas escolas municipais também estão suspensas esta semana em Tupanciretã, devido à falta de combustível para os veículos do transporte escolar. A previsão é que sejam retomadas na próxima segunda-feira.

Em Restinga Sêca, a rede municipal de ensino retoma as atividades também na segunda-feira. Por motivo de economia com combustível, a maioria das prefeituras também decidiu que não terá expediente nesta quinta-feira, estendendo o feriadão de Corpus Christi. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caçapava do Sul participa de programa de transformação social por meio de bibliotecas públicas Anterior

Caçapava do Sul participa de programa de transformação social por meio de bibliotecas públicas

Hospital de Caçapava do Sul passa a realizar tomografias Próximo

Hospital de Caçapava do Sul passa a realizar tomografias

caçapava do sul